Diferentes modos de conhecer

02/03/2014 17:58

O ser humano é dotado da capacidade de conhecer e pensar, o conhecimento é necessário para o progresso do homem. Os animais também são dotas da capacidade de conhecer; por isso, procuram alimentos que lhes convém e evitam tudo aquilo que não lhes convém.  Portanto, sabemos que existimos porque pensamos, assim como, sabemos que o universo existe.

Mas, você saberia  dizer quais os tipos de conhecimento? E em que eles diferem? 

Conhecimento sensorial e conhecimento intelectual

Qualquer conhecimento é uma espécie de apropriação do mundo objetivo por parte do sujeito cognoscente. Tanto o homem quanto os animais irracionais entram na posse cognitiva das realidades sensoriais, tais como as cores, o movimento, as configurações, a dureza, o paladar, a temperatura, o odor, o som. 

Apenas o homem é dotado da capacidade de abstrair, de generalizar, de definir, de elaborar ideias  transcendentes. Nesta forma superior de conhecimento, que ultrapassa  as limitações do conhecimento sensorial, o homem define-se como racional, em contraposição as irracionais, que também conhecem, mas não raciocinam. 

Conhecimento vulgar

O conhecimento vulgar, também denominado conhecimento empírico, é o modo comum, espontâneo, pré-crítico  de conhecer. Conhecimento vulgar é o conhecimento do povo, conhecimento de oitava que atinge os fatos sem lhes inquirir as causas. 

Conhecimento científico

Diversamente do que acontece com o conhecimento vulgar, o conhecimento científico não atinge simplesmente os fenômenos na sua manifestação global, mas atinge em suas causas, na sua contribuição íntima, caracterizando-se, desta forma, pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir ou explicar leis, de predizer com segurança eventos futuros.

Conhecimento intuitivo

O conhecimento consiste numa relação sui generis entre a consciência cognoscente e o objeto conhecido. Mediante a imagem, a consciência cognoscente se identifica com o objeto.
Entretanto, além da forma discursiva do conhecimento racional, incumbe apreciar a questão relativa ao conhecimento intuitivo, isto é, imediato ou sem passagem de antecedentes para consequente, sem comparações. 

 

Por: Felipe Mendes

Contato

Educação Transforma Montes Claros - MG (38)9107-8111 felipe.soares5@hotmail.com